2 de abril de 2012

Apresentação do Livro "Jovens em Transições Precárias"

No próximo dia 4 será apresentado o livro “Jovens em Transições Precárias” da autoria de um grupo de sociólogos investigadores do ISCTE-IUL, CIES-IUL: Nuno de Almeida Alves, Frederico Cantante, Inês Baptista e Renato Miguel do Carmo.

A apresentação, às 18:00 na Fnac de Stª Catarina, no Porto, contará também com a presença e comentários de Nuno de Almeida Alves (ICS-UL), João Teixeira Lopes (professor FLUP) e Adriano Campos (Ativista do FERVE).

Este livro procura entender como da precariedade laboral se pode passar à precariedade enquanto como modo de vida, focando-se na situação dos jovens inseridos em postos de trabalho pouco qualificados e de baixa remuneração. Procura perceber as condições que levam à precariedade laboral, nomeadamente, o percurso escolar, a entrada no mercado de trabalho, os tipos de contrato e salários. O livro tem por base um estudo qualitativo baseado em 80 entrevistas a jovens trabalhadores com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos. Esta análise permite perceber como a precariedade extravasa a condição laboral e contamina os restantes aspectos da vida pessoal, encobrindo as perspectivas de um futuro melhor.

Este é um grande contributo para o estudo da precariedade em Portugal e para as consequências que este problema tem na vida das pessoas que vivem diariamente a instabilidade contratual e o desemprego, que depois se reflecte numa sensação de estado de limite permanente e que dificulta a autonomização pessoal destes trabalhadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário