16 de março de 2012

mas que raio é a acção social, afinal?

Reitores querem aumento de propinas para fundo social

Sim, acredite-se ou não, o CRUP "decidiu recomendar às instituições que apliquem a propina máxima no próximo ano letivo, com vista à criação de um fundo social que permita assegurar os estudos de alunos com dificuldades financeiras." Ou eu vivo num mundo muito à parte ou então o que para aí mais vemos é gente que anda na Universidade com sacrifícios financeiros. Tal como este pessoal das reitorias, eu estou muito longe de ser um génio. Estou, contudo, consideravelmente mais perto de atingir o estado de genialidade, já que já me apercebi de que o aumento das propinas representa mais exclusão e mais necessidade de ajuda. Esta ideia peregrina deixa no ar a ilusão de que a maior parte dxs estudantes vive cheia de dinheiro (apesar do desemprego, dos cortes nos subsídios, do aumento dos preços (supermercado, transportes, etc, etc)) e que nem é má ideia que este grupo abastado ajude, forçosamente, a meia dúzia de mal trajadxs que povoa o ensino superior. onerar famílias, já tão oneradas pela irresponsabilidade e pela crueza deste governo, é irresponsável, bacoco, cruel, insensível, ignorante e, não passa despercebido a ninguém, cúmplice do saque de um Estado que não está a cumprir o seu papel.

Impossíveis de olvidar, impossíveis de evitar, não sendo alguma de somenos, ficam duas perguntas:

- Que raio é a acção social, afinal?
- Caridadezinha ou solidariedade?

Nos meus sonhos mais profundos, a idiotia da direita consegue responder a isto com coerência e não se afunda (mas vira à esquerda).

Sem comentários:

Enviar um comentário