21 de novembro de 2011

Resultados das Eleições Gerais Espanholas


A austeridade conservadora do PP venceu a social-austeridade do PSOE. Confirma-se a tendência de queda dos governos que praticam a austeridade, mas sempre a vitória inequívoca do partido da alternância, uma grande maré de "inevitabilidade".

A Esquerda Unida é a quarta em número de lugares e a terceira em número de votos, embora ultrapassada de longe pelos resultados das forças políticas da alternância sem alternativa. Ao mesmo tempo a esquerda patriótica basca também marca terreno.



Números: O PP teve o seu melhor resultado de sempre com 186 lugares (10.830.693 votos) e ganhando em todas as comunidades autonómicas menos no País Basco e na Catalunha. O PSOE com 110 lugares (6.973.880 votos) teve o seu pior resultado e não ganhou em nenhuma comunidade autonómica (dentro destas divisões administrativas, a nível de províncias, conseguiu mais votos que o PP apenas em Sevilha e Barcelona). A terceira força em número de lugares (16 lugares) foi a CiU (Convergència i Unió, convergência nacionalista catalã entre liberais e democratas cristãos) com 1.014.263 votos.

Terceira em número de votos e quarta em número de lugares, a Esquerda Unida (1.680.810 votos) passou de dois lugares (em 2008) para 11.

Amaiur, coligação da esquerda patriótica basca, foi a quinta força em número de lugares, obtendo 7 lugares, com os seus 333.628 votos é a força política basca com maior representação no Congresso e é uma nova entrada no poder legislativo do Estado Espanhol. Com 1.140.242 de votos, os centristas (sociais-liberais e patriotas constitucionais "espanholistas") da UPyD foram a sexta força política, obtendo 5 lugares (mais 4 que em 2008).

O PNV, direita nacionalista basca, obteve igualmente 5 lugares (menos 1 lugar que em 2008). A Esquerda Republicana Catalã conserva os seus 3 lugares e o Bloco Nacionalista Galego mantém os seus 2 lugares. A Coligação Canária aumenta a sua representação de 2 para 3 mandatos. A coligação de nacionalistas e verdes de Valência, Fórum dos Cidadãos (ex-membros do PP asturiano) e a coligação nacionalista de Navarra GEROA BAI conseguiram cada uma um lugar.

O Senado teve resultados semelhantes aos da Câmara dos Deputados, com maioria absoluta para o PP.

Sem comentários:

Enviar um comentário