15 de setembro de 2011

tod@s contra o desemprego, a precariedade e a instabilidade

Professores e educadores protestam no próximo dia 16, sexta feira, contra o desemprego, a precariedade e a instabilidade que, de forma cada vez mais violenta, se abatem sobre os profissionais, devido a medidas tomadas deliberadamente nesse sentido.

Após as colocações ontem efetuadas pelo MEC, constata-se que, até este momento, o número de docentes atingidos pelo desemprego, este ano, aumenta mais de 8.000 em relação ao ano passado. Nas colocações feitas em 31 de agosto houve uma redução de cerca de 5.000 docentes; no dia 12 de setembro (colocações da designada “primeira bolsa”) foram colocados menos cerca de 3.500 docentes!

Para além do desemprego, continua a verificar-se um processo de precarização da profissão, com os lugares de quadro de milhares de docentes que se aposentaram nos últimos anos a serem preenchidos por docentes a contrato. Assim, mesmo tendo em conta as regras restritivas, impostas para este ano, para a elaboração dos horários dos docentes, cerca de 10.000 lugares preenchidos pela via da contratação, correspondem a necessidades permanentes (e não transitórias) das escolas, pelo que deveriam ter permitido o ingresso de outros tantos docentes nos quadros.

Também os professores dos quadros têm razões de preocupação. Este ano dispararam, como nunca, os “horários zero” nas escolas e a tendência é para que a situação se agrave, pois as imposições dos estrangeiros da troika e as intenções do governo, escritas no documento sobre Estratégia Orçamental 2011-2015, vão nesse sentido. Esta situação de incerteza em relação ao futuro gera um sentimento de grande instabilidade que todos os professores e educadores vivem.

Para protestar contra esta situação e exigir que as escolas se organizem e funcionem adequadamente, podendo contar, nesse sentido, com os docentes que necessitam, a FENPROF promove, no dia 16, sexta feira, protestos descentralizados, nas diversas regiões do país, de acordo com os horários e locais que a seguir se indicam. O Secretário-geral da FENPROF participará na iniciativa prevista para Coimbra.

Horários e locais dos protestos:


NORTE

PORTO: 14.30H Concentração na Av. dos Aliados. “ESCALADA PELO EMPREGO. Vem tomar café connosco e... (re)AGE!”. Reflexão e ação!


REGIÃO CENTRO

COIMBRA: 15.00HConcentração no Largo D. Dinis, desfile para a DREC/MEC. Ação “Os professores não são lixo! Não aceitam ser tratados como tal!”. Desenvolvimento da iniciativa:

15h00 – Concentração no Largo D. Dinis – Universidade de Coimbra

16h00 – Desfile para a DREC/Ministério da Educação e Ciência

16h30 – Plenário junto à DREC/MEC

17h00 – Ação “Os professores não são lixo! Não aceitam ser tratados como tal!”

17h30 – Aprovação e entrega de Moção na DREC/MEC


GRANDE LISBOA

Ação integrando a iniciativa da Interjovem/CGTP-IN na capital: LUTAR CONTRA A PRECARIEDADE E O DESEMPREGO; LUTAR POR TRABALHO DIGNO.

15h00 – Largo Camões, Lisboa.


ZONA SUL

PORTALEGRE: 10.30H – Concentração no Rossio de Portalegre: Tribuna Pública. Convergência com a União de Sindicatos de Portalegre e a Interjovem/CGTP-IN.

ÉVORA: 17.00H – Concentração de Professores e Educadores na sede do SPZS: Tribuna Pública no Largo Luís de Camões. Convergência com a União de Sindicatos de Évora e a Interjovem/CGTP-IN.

BEJA: 10.30H – Concentração junto às Portas de Mértola. Iniciativa conjunta com a União de Sindicatos de Beja e a Interjovem/CGTP-IN.

FARO: 14.30H – Tribuna Pública frente ao Centro de Emprego de Faro. Iniciativa conjunta com a Interjovem/CGTP-IN.


REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

FUNCHAL: 11.00h – Conferência de imprensa na sede do SPM.


O Secretariado Nacional da FENPROF

14/09/2011

2 comentários:

  1. vem tomar café e reage

    que as listas só saem a 18?

    daqui a uns anos já há falta

    e o pessoal está a ir para o canadá

    vamos não...só se derem al moço

    ou al xixe

    ResponderEliminar
  2. Mais uns meses e os do Porto e os de Coimbra já não tinham onde marchar DREC's

    ResponderEliminar