28 de junho de 2011

Coisinhas literárias

“É coisa de Verão” =)

Sob desafio do João Delgado

1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

História do cerco de Lisboa + O Homem Duplicado (Saramago), O duplo (Dostoievski), Até ao fim + Para Sempre (Vergílio Ferreira), Demian (Hesse), O meu pé de laranja lima (José Mauro Vasconcelos), Jerusalém (Gonçalo M. Tavares), o remorso de baltazar serapião (valter hugo mãe), Cem Anos de Solidão (García Márquez)

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

O Castelo (Kafka). É que não há paciência...

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

Folhas Caídas (Almeida Garrett)

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Ofício cantante (Herberto Hélder)

5. Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?

Memorial do Convento. “Desprendeu-se a vontade de Baltasar Sete-Sóis, mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia e a Blimunda.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Uma aventura, Os Cinco, Stevenson, Edmundo de Amicis, Hans Christian Andersen, Eça de Queirós, Camões, Garrett, Astérix, Tio Patinhas, A turma da Mónica. E o Demian do Hesse. Assim tudo misturado.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Custou-me ler o 120 dias de Sodoma, mas não propriamente por ser chato. De qualquer forma, obriguei-me a lê-lo por causa do papel importante que teve no redimensionar da Literatura.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

Resposta 1 e 3 + Crime e Castigo (Dostoievski), uns quantos do Saramago e do Jorge Amado, A paixão de Martin Eden (Jack London), Cartas a Sandra (Vergílio Ferreira), Admirável mundo novo (Huxley), 1984 + O vil metal (Orwell), Memórias de Adriano (Yourcenar), Vidas Secas (Graciliano Ramos), As vinhas da ira (Steinbeck), Asfalto selvagem (Nelson Rodrigues), o apocalipse dos trabalhadores (valter hugo mãe), O prenúncio das águas (Rosa Lobato de Faria), O conde de Monte Cristo (Dumas), Dom Tranquilo (Cholokhov), O Som e a Fúria (Faulkner), Os Maias (Eça), O meu nome é vermelho (Pamuk).

9. Que livro estás a ler neste momento?

Vou começar o Paralelo 42 (John dos Passos) e acabei esta tarde um do Jack London.

10. Indica dez amigos para o meme literário.

Gostava de ler as respostas do Martin Eden, mas como ele é uma personagem mais ou menos fictícia isso será meio complicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário