14 de março de 2011

Sócrates, a crise política e os mercados



Hoje Sócrates falou ao país e daqueles 17 minutos e mais qualquer coisa muita coisa (ou, no fundo, talvez nada de novo) saiu.

Uma das expressões mais utilizadas ao longo do seu discurso foi "crise política". Crise política que os outros estão a querer provocar, desde o PSD ao BE; pois bem, quer-me parecer que a crise política já foi provocada e foi pelo próprio senhor que discursou hoje, bem como pela sua aliança ao PSD, que Sócrates tanto atacou indirectamente hoje.

Esta é um dos sintomas de esquizofrenia mais graves a que eu já assisti. Por um lado, o PSD, como maior partido da oposição foi o único consultado antes da apresentação do PEC IV, como se se tratasse do único digno de tal comunicação. Por outro lado, é o mesmo PSD que Sócrates ataca como querendo provocar uma crise política; mais ainda, ataca o PSD, afirmando que ele têm na mira a vinda do FMI e das suas políticas neoliberais!!

Eu fico (quase) espantada, já que, melhor do que ninguém, Sócrates está a levar a cabo uma política de direita de forma exímia! Para quê tanto ataque ao partido que em termos ideológicos é, hoje em dia, siamês do PS?

Outra coisa que me ficou muito no ouvido deste discurso ao país foi a "confiança". Eu ainda tive esperança, até ao último minuto que Sócrates estivesse a pensar falar em dar confiança aos portugueses.....mas não!! O que Sócrates diz que conseguiu em Bruxelas "ganhar a batalha pela confiança", não dos portugueses, mas dos mercados, do BCE, da Alemanha, etc. E atenção, porque agora a Europa apoia-nos e estamos a evitar a ajuda externa e foi tudo uma vitória.

Infelizmente, tendo sempre em conta os mercados. Sócrates deixou bem claro várias coisas hoje:
1 - a confiança da Europa e dos mercados está a ser feita através do compromisso com políticas neoliberais que estão a prejudicar a maioria da população;
2- apesar do discurso algo agressivo face ao PSD, continua a ser clara a aliança entre os dois nas opções políticas tomadas;
3- Sócrates deixou, definitivamente, de pensar em Portugal (como tanto apregoa) para apenas agradar às instituições internacionais, aos mercados que nos emprestam dinheiro e que não podemos chatear e à Alemanha.

Tendo em conta este cenário, deixe-mo-nos de falinhas mansas: quem anda, de facto, a iludir e confundir os portugueses é Sócrates/PS/PSD com estas políticas que estão a destruir, lentamente, a vida d@s trabalhador@s, d@s estudantes, d@s reformad@s, d@s pensionistas, d@s precári@s, d@s desempregad@s. A política neoliberal é a escolha de um Partido Socialista (?) que já perdeu o rumo há muito tempo, a subjugação aos mercados financeiros é, também escolha do mesmo partido.

E quando escolhas destas são feitas deliberadamente nada mais resta a não ser um pingo de respeito pelo povo, principalmente depois da grande manifestação a nível nacional de dia 12 de Março, e ir de encontro às suas reivindicações!

Muito se gritou no sábado, muitas reivindicações se ouviram...no próximo sábado estaremos de novo na rua...até que estes ataques parem de vez e possamos, finalmente, dizer que estamos num país mais democrático e mais justo social e economicamente.

Estamos mesmo cheios de te ouvir Sócrates!



Sem comentários:

Enviar um comentário