9 de dezembro de 2010

Um Minist(ério)(istro) vegetativo...

 A minha primeira notícia de hoje começou assim:

“A esmagadora maioria dos estudantes do ensino superior ainda não começou a receber o valor definitivo das bolsas de estudo. O Governo deu indicações às universidades para começarem a pagar os apoios em meados de Outubro, mas os alunos estão a receber apenas as bolsas mínimas” (público online)


As bolsas não chegam para tod@s @s estudantes, isso, toda a gente já percebeu, e estudos como o de Belmiro Cabrita evidenciam esse facto de forma claríssima. Contudo estas não deixaram de existir e os e as estudantes com mesmo muita dificuldade continuam a ter acesso a bolsa. Contudo, pelos sucessivos cortes cegos, as bolsas só chegam mesmo a esses estudantes com mais dificuldades e no meio da incompetência, da burocracia e da insensibilidade do Ministério e de Mariano Gago , hoje, passados mais de dois meses do começo das aulas, tirando um ou outro caso, as bolsas ainda não foram entregues. Ou seja, os estudantes que vão ter acesso a bolsa estão há mais de dois meses a estudar sem nenhum apoio.

Conseguem a imaginar a situação precária em que estes e estas estudantes se encontram? Das dificuldades com que se têm deparado? Dos sacrifícios que os pais e familiares têm feito para manter os seus filhos a estudar enquanto o Ministério se preocupa não se sabe bem com o quê?

E entretanto, enquanto estudantes passam fome, não têm como pagar fotocopias, e vivem numa situação de enorme debilidade, Mariano Gago passeia-se por ai em aberturas solenes e regabofes políticos…

… Hoje vai ser discutida uma petição no parlamento de 4 mil estudantes pela igualdade no ensino superior.

Irão o PS e o Governo assumir a responsabilidade democrática ou manter-se-ão como agentes políticos em estado vegetativo?!


1 comentário:

  1. Investir em educação para quê?
    Em Portugal mais facilmente encontra emprego quem tem menos estudos do que as pessoas mais qualificadas. É uma notícia que tirei daqui http://economia.publico.pt/Noticia/portugal-oferece-mais-empregos-a-quem-tem-menos-escolaridade_1470221?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29&utm_content=Google+Reader
    Ora, no fundo, este governo cristalizado sabe disso. Investe na Educação como se estivéssemos no Terceiro Mundo. E na verdade estamos.

    ResponderEliminar