6 de julho de 2010

O "socialismo português"


Continua o desnorte metódico dum partido dito de centro-direita (aliás membro do PPE) mas chamado Partido Social Democrata (o nome original PPD ficava-lhe melhor... mas enfim).

Bem, vamos ao desnorte:

A vice-presidente do PSD, Paula Teixeira da Cruz, defendeu esta segunda-feira, na Antena 1, que o "Governo andou bem" na decisão de vetar, na assembleia-geral da Portugal Telecom, o negócio de venda da operadora de telemóveis brasileira Vivo aos espanhóis da Telefónica.

Assim sendo, Paula Teixeira da Cruz discorda do secretário-geral Miguel Relvas e do presidente Passos Coelho... Quer dizer, vendo bem nem sei se discorda, pelo que disse Passos Coelho ele seria a favor do uso da golden share NESTE caso se fosse a favor da golden share em GERAL.

Do ponto de vista da lógica formal, nada disto está errado. Mas a realidade não é formal. Esta ilógica na realidade política é, tanto quanto sei, mais um método de trabalho que outra coisa qualquer. Pois vai de verdades formais (embora absurdos práticos) como aquele, a verdadeiras falácias como esta:

Paula Teixeira da Cruz é contra o papel do Estado "como operador nos sectores económicos", até porque "não é saudável". Porém, "há sectores estratégicos, como a água, as comunicações, a electricidade". Por isso, admite que "tem de haver algum proteccionismo". Hã?! Oi!!? Què!!?


É isto que é a "social democracia portuguesa", é um belo amontoado surrealista: "O PSD assume as especificidades que o caracterizam como partido de raiz eminentemente portuguesa, bem como aquilo que o distingue relativamente aos partidos socialistas ou social-democratas europeus de inspiração socialista."

Longe disto não anda o "socialismo português" que o histórico do CDS Freitas do Amaral defendia em 1975-76 (vídeo), esse socialismo que continuou a defender enquanto ministro do Governo Sócrates 1 e que é, aliás, o "socialismo" de Sócrates e do PS/aparelho:

"O socialismo burguês elabora, a partir desta representação consoladora, um meio sistema ou um sistema completo. Quando exorta o proletariado a realizar estes sistemas e a entrar na nova Jerusalém, no fundo só lhe pede que fique na sociedade actual, mas que se desfaça das odiosas representações que faz dela."

2 comentários:

  1. Por estas e por muitas outras é evidente que PS, PSD E CDS-PP são todos a mesma merda!!!!

    ResponderEliminar
  2. É caso para dizer que o arco da governabilidade cheira mal.

    ResponderEliminar